Skip to main content

O que é mancal de rolamento? Qual a função do mancal?

Mancais são elementos mecânicos projetados para dar sustentação a um eixo enquanto ele rotaciona, mantendo-o em sua posição original. Eles são compostos por uma estrutura fixa, denominada base, que possui um furo por onde passa um eixo.

Entre o eixo e a base, existe uma bucha ou rolamento, cuja função é oferecer uma superfície menos rugosa, reduzindo assim o atrito na região.

Os mancais têm como função, suportar cargas aplicadas em seu próprio eixo, enquanto ele gira. Sendo, portanto, utilizado como parte de sistemas que precisam transferir torque e rotação.

Para suportar as cargas a que são submetidos, os mancais precisam de uma elevada resistência mecânica, por isso, em geral são fabricadas em ferro ou aço. O mancal precisa ser capaz de minimizar o atrito e dissipar o calor gerado pela rotação e reduzir a propagação das vibrações e trepidações vindas do eixo. Para isso, é importante que o material de cada componente seja cuidadosamente escolhido.

São Paulo é um dos estados com diversos parques industriais, por este motivo possui uma procura relativamente alta de mancais.

A Roller-Sul Rolamentos é um distribuidor autorizado de mancal em São Paulo, contamos com profissionais especializados e altamente capacitados.

Contar com um distribuidor autorizado em São Paulo que seja qualificada e trabalhe com produtos originais é uma segurança que os clientes da Roller-Sul possuem.

Mais do que um distribuidor autorizado a Roller-Sul é sua parceira.

Precisando realizar a manutenção e troca dos mancais de rolamentos das suas máquinas industriais?!

Entre em contato com a Roller-Sul Rolamentos, nossa equipe está devidamente capacitada e à sua disposição para lhe auxiliar nesta tarefa.