Skip to main content

O que é manutenção preditiva? Como funciona?

A manutenção preditiva é uma necessidade na era da indústria 4.0, pois ela contribui diretamente para a eficiência operacional do chão de fábrica, reduzindo custos, erros e atrasos no fluxo produtivo.

Essa necessidade tem um motivo: a manutenção preditiva tem excelente aderência em fábricas modernizadas, porque é tecnicamente mais flexível que outros conceitos.

A manutenção preditiva atua de forma a implementar uma cultura de monitoramento constante, sendo possível controlar e remediar danos comuns da rotina fabril, reduzir custos e maximizar a produtividade.

Na prática, estamos falando de uma metodologia de manutenção que tem um maior apelo para a prevenção de danos e previsibilidade de falhas.

Além disso, a manutenção preditiva pode estar intrinsecamente ligada com as tecnologias de monitoramento utilizadas na fábrica.

Pode ser feita através de um monitoramento periódico por meio de análise de vibração, ultrassom, inspeção visual ou técnicas de análise não destrutivas.

Entre outros pontos importantes, a manutenção preditiva busca:

• Evitar paradas forçadas;
• Aumentar a confiabilidade no maquinário;
• Eliminar a necessidade de manutenção corretiva;
• Maximizar o tempo disponibilidade do maquinário;
• Potencializar a vida útil de máquinas e equipamentos;
• Evitar necessidade de reparos ou desmontagem de equipamentos;
• Descobrir potenciais falhas que possam interromper a produção.

Com isso, se a estratégia de manutenção preditiva for aplicada com sucesso e de maneira contínua, a chance de intervenções que prejudiquem a produtividade é muito baixa. Apesar de terem a mesma finalidade existe diferença entre a manutenção preditiva e preventiva, entretanto ambas levam o mesmo conceito de manutenção industrial.

A manutenção preventiva tem, sim, a finalidade de evitar falhas, porém ocorre em datas agendadas.

Já a manutenção preditiva possui acompanhamento periódico através da transmissão de dados coletados em inspeções.

Na preditiva, o sistema se baseia no estado real do equipamento e na determinação de quando a manutenção deve acontecer. Isso ajuda a minimizar os custos. Por fim, como foi possível perceber, a manutenção preditiva é um conceito em total consonância com a indústria 4.0.

Em um mercado representado pela competitividade extrema e pelas altas demandas, estabelecer um fluxo operacional consistente na indústria pode ser o que determina a continuidade ou não de uma empresa. Afinal, com isso sua empresa consegue seguir rigorosamente os prazos estipulados e garantir maior confiabilidade com seus clientes.