Skip to main content

Rolamentos de esferas: o que são e qual a função deles na indústria?

Bastante conhecidos no segmento industrial pela sua confiabilidade e versatilidade, os rolamentos de esferas estão disponíveis na Roller-Sul!

Os rolamentos são essenciais para garantir o funcionamento adequado do segmento industrial. Sua função primordial é reduzir o atrito entre as superfícies de contato, resultando em uma vida útil prolongada e no movimento suave e eficaz de máquinas e equipamentos.

Neste artigo, exploraremos as características dos rolamentos de esferas, que são os mais utilizados no mercado.

Esses rolamentos se destacam em diversas aplicações industriais graças à sua confiabilidade e versatilidade. Aqui, iremos entender o mundo dos rolamentos de esferas e reforçar a importância de optar por um fornecedor confiável na hora de adquiri-los, como nossa empresa, a Roller-Sul, com quase 40 anos de experiência na distribuição e importação de rolamentos.

O que são rolamentos de esferas?

Os rolamentos de esferas foram projetados para suportar cargas radiais e axiais, destacando-se por sua notável velocidade de rotação em comparação aos outros rolamentos. Além disso, são conhecidos por sua resistência operacional e baixa necessidade de manutenção, tornando-os ideais para aplicações que exigem alta precisão, como na agricultura e construção.

Eles têm uma função vital na eficiência da produção industrial, permitindo o movimento rotativo entre elementos e minimizando o atrito entre superfícies de contato, como eixos, mancais e polias. Possuem estrutura composta por anéis internos e externos e uma série de esferas que rolam entre esses anéis, facilitando a transferência de cargas.

As características mencionadas fazem dos rolamentos de esferas a escolha preferida de muitas empresas, devido à eficiência na redução de atrito, alta capacidade de carga, pouca manutenção, variedade de modelos, acessibilidade financeira e capacidade de proporcionar operações silenciosas e precisas. Como resultado, os rolamentos de esferas são componentes confiáveis, versáteis e recomendados para inúmeras indústrias.

Por que os rolamentos de esferas são importantes?

 Como explicado anteriormente, os rolamentos de esferas são fundamentais para máquinas e equipamentos industriais, pois contribuem diretamente para a redução do desgaste e atrito, estendendo a vida útil desses equipamentos. Sua versatilidade abrange diversas indústrias, desde o setor aeroespacial até aplicações em equipamentos médicos e máquinas-ferramenta, por exemplo.

Quais são os tipos de rolamentos de esferas?

Existem vários tipos de rolamentos de esferas, cada um adequado a necessidades específicas, sendo os mais comuns:

  1. Rolamentos rígidos de esferas: ideais para cargas radiais e axiais moderadas, amplamente utilizados em aplicações gerais.
  2. Rolamentos de esferas de contato angular: indicados para cargas axiais mais elevadas, comuns em máquinas-ferramenta e equipamentos pesados.
  3. Rolamentos de esferas autocompensadores: capazes de acomodar desalinhamentos do eixo, ideais para aplicações com alinhamento não perfeito.
  4. Rolamentos de esferas de quatro pontos de contato: multifuncionais, suportando cargas radiais e axiais em várias direções, indicados para diversas aplicações.

Como adquirir rolamentos de esferas pela Roller-Sul?

A escolha do fornecedor é a parte mais importante ao adquirir rolamentos de esferas. Na Roller-Sul, enfatizamos nossa experiência, equipe especializada e produtos de alta qualidade, com atendimento personalizado. A escolha certa garante eficiência, durabilidade e economia a longo prazo. Entre em contato com um especialista da Roller-Sul para comprar seus rolamentos de esferas.